O empresário Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, veio a falecer nesta terça-feira (19/3), aos 83 anos, vítima de um ataque cardíaco durante a madrugada, conforme informado pela família. O velório está programado para ocorrer amanhã (20/3) a partir das 10h, no Cemitério Israelita do Butantã, seguido pelo enterro às 12h.
Pedro Herz, reconhecido por sua liderança naquela que foi uma das maiores e mais influentes redes de livrarias do país, nasceu em São Paulo em 1940, pertencente a uma família de judeus alemães que encontraram refúgio no Brasil fugindo do nazismo.
Em 1947, sua mãe, Eva, iniciou a Biblioteca Circulante, que mais tarde se transformou na Livraria Cultura. Em 2017, Pedro Herz compartilhou sua jornada na autobiografia intitulada “O Livreiro”.
A Livraria Cultura já teve 18 unidades em várias cidades do Brasil e um catálogo com 9 milhões de livros, mas enfrentou dificuldades financeiras, entrando em recuperação judicial em 2018, com uma dívida de R$ 285 milhões. A falência da empresa foi decretada no ano passado, mas posteriormente revertida duas vezes.
Em fevereiro deste ano, a Justiça indeferiu os recursos da empresa e autorizou o despejo da loja localizada no Conjunto Nacional, uma das mais importantes da marca. Segundo o jornal O Globo, os aluguéis atrasados da loja totalizam R$ 15 milhões. A Livraria Cultura argumenta que o fechamento da loja comprometeria sua recuperação econômica.
Com informações de Metrópoles