O Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) divulgou a lista das empresas mais alvo de reclamações ao longo do ano de 2023. O ranking não apenas aponta quais empresas precisam melhorar em atendimento, mas também reflete a crescente exigência e atenção do público em relação aos serviços prestados.
Ao todo, foram registrados 769.556 atendimentos pelo site do Procon-SP. Uma reclamação só é validada quando há legitimidade das partes, existência de relação de consumo e narrativa do consumidor contendo elementos de verossimilhança.
Durante o ano, o Procon-SP mediou pouco mais de 207 mil queixas, porém, sem garantia de resolução para o consumidor. O índice de solução de problemas é considerado baixo, especialmente entre as duas primeiras colocadas do ranking, que não resolveram mais de 90% das queixas.
Top 10 das empresas com mais reclamações:
- Hurb Technologies S/A — 11.631 reclamações
- Grupo 123 Milhas — 8.186 reclamações
- Enel — 5.800 reclamações
- Itau Unibanco — 4.906 reclamações
- Bradesco — 4.815 reclamações
- Ikeg — 4.472 reclamações
- Shopee — 4.391 reclamações
- Samsung — 4.316 reclamações
- América Móvil (Claro, Net, Embratel, Nextel) — 4.006 reclamações
- Mercado Livre — 3.708 reclamações
A Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em São Paulo, ocupou o terceiro lugar devido a quedas constantes e demora no restabelecimento do serviço em algumas regiões da cidade.
Outras empresas no ranking incluem instituições bancárias, plataformas de compras online, operadoras de telecomunicações, fabricantes de eletrônicos e uma marca de copos térmicos.
Em resposta ao TecMundo, a 123Milhas, segunda empresa com mais reclamações, informou que entrou em Recuperação Judicial em 2023 e que todos os débitos com seus credores serão honrados por meio de um plano apresentado à Justiça.
Com informações do Tecmundo.