Foto: Reprodução/Instagram.
Um incidente trágico ocorreu no Parque Bellewaerde, em Ypres, na Bélgica, na última quinta-feira, quando um leão atacou e matou uma leoa durante uma tentativa de introdução para acasalamento. O felino Nestor e a fêmea Maya estavam sendo apresentados um ao outro como parte de um programa de reprodução de espécies ameaçadas de extinção quando o acidente ocorreu.
Os funcionários do parque, que supervisionavam o processo, testemunharam o trágico incidente. O predador de 12 anos, recentemente transferido do Zoológico de Antuérpia, estava sendo introduzido ao local com o objetivo de acasalar com duas leoas tchecas, Maya e Numa.
Inicialmente, os três animais selvagens foram permitidos a se acostumarem à presença uns dos outros atrás de uma barreira por alguns dias, e não houve sinais de agressão entre eles. No entanto, quando os leões foram autorizados a se aproximar sem obstáculos na quinta-feira, a situação mudou drasticamente.
Segundo relatos do zoológico, inicialmente os animais pareciam indiferentes à presença uns dos outros. No entanto, rapidamente a situação escalou quando os leões começaram a exibir sinais de agressividade. Apesar dos esforços dos tratadores para salvar a leoa ferida, infelizmente ela não resistiu.
Filip Van Dorpe, porta-voz do zoológico, compartilhou mais detalhes sobre o incidente, expressando sua consternação. Ele explicou que os leões começaram a brigar, resultando no ataque fatal à leoa. Van Dorpe destacou que, embora lamentável, incidentes como esse são naturais no comportamento dos animais selvagens.
Por outro lado, os tratadores do Zoológico de Antuérpia, onde Nestor nasceu, ficaram chocados com o ocorrido. Segundo Ilse Segers, porta-voz do zoológico, todos ficaram surpresos com a notícia, pois Nestor sempre foi gentil, especialmente com seus filhotes e sua ex-parceira Tasa.
Apesar do incidente, Nestor permanecerá no Zoológico de Antuérpia, mas haverá um período de espera antes que ele seja introduzido a outras leoas.
Com informações do O Globo.