O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma alternativa que permite aos trabalhadores retirar uma parte do saldo disponível em sua conta do fundo todos os anos, no mês do aniversário. Neste ano, essa opção pode ser utilizada para realizar compras de Páscoa.
Leia Mais: Saiba como solicitar a pensão por morte: Requisitos, valor, documentação e prazos
O que é o Saque-Aniversário do FGTS?
No saque-aniversário, o trabalhador tem a opção de retirar uma porção do saldo total disponível em sua conta do FGTS anualmente. As taxas variam de acordo com o valor saldado no fundo. No entanto, ao optar por esse formato de saque, o trabalhador perde o direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40% sobre o saldo.
O FGTS funciona nas Lojas Americanas?
Para as compras de Páscoa, o saque-aniversário do FGTS pode ser utilizado como uma linha de crédito nas Lojas Americanas, com a cobrança de juros sobre o valor. A empresa não especificou as taxas que seriam aplicadas, mas ressaltou, em nota, que o FGTS é amplamente usado por vários setores da economia, incluindo o varejo.
Leia Mais: Mais de 125 mil empregos com salários de R$ 24 mil são oferecidos na Holanda; veja os requisitos
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
O valor disponível para o saque-aniversário é determinado com base no saldo total do Fundo do trabalhador. É possível retirar uma porcentagem do total, além de uma quantia fixa adicional. Optando por este formato de saque, o trabalhador abre mão do saque por rescisão em caso de demissão sem justa causa. Caso o trabalhador decida parar de receber o saque no mês do aniversário, existe um período de carência de 25 meses para a decisão ser revertida.
Portanto, em caso de demissão sem justa causa, o resgate do valor total do FGTS fica indisponível. Mesmo com a opção do saque-rescisão disponível, o período de carência ainda impede o resgate total do valor.
Antes de optar pela modalidade de saque-aniversário, é importante considerar todas as regras e peculiaridades, tais como possíveis taxas de juros e o período de carência. É fundamental avaliar a real necessidade de utilizar esse recurso para compras de Páscoa, levando em conta todos os riscos e benefícios que cada decisão pode acarretar.