Meteored/ECMWF
Centro-sul do país enfrenta a bolha de calor e deve ter temperaturas até 5°C mais quentes que a média, até o dia 20 de março
Cinco estados brasileiros estão com alerta laranja para bolha de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado que abrange Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O fenômeno deve durar até esta sexta-feira (15/3), porém as altas temperaturas continuarão pelos próximos dias nessas regiões.
Isso ocorre porque a onda de calor será agravada pela falta de chuvas, consequência de um bloqueio atmosférico que se instalou na porção central da América do Sul. Por inibir a formação de nuvens e chuva, o bloqueio provoca maior incidência de radiação solar, que aumenta as temperaturas e torna o solo mais seco.
Bolha de calor: país tem terceira onda no ano
Essa é a terceira onda de calor do ano e deve ter o seu ápice entre quinta-feira (14/3) e sábado (16/3). De acordo com o Inmet, as previsões meteorológicas indicam temperaturas mais amenas apenas a partir do dia 20 de março, com a chegada de sistemas frontais sobre o continente.
Entretanto, ainda não se sabe se esses sistemas conseguirão, de fato, formar uma massa de ar frio o suficiente para derrubar as temperaturas.
Metrópoles