A previsão meteorológica indica que a terceira onda de calor deste ano persistirá até a próxima semana, conforme apontado pelos modelos meteorológicos. A Climatempo informa que as temperaturas acima da média continuarão sendo registradas até a terça-feira seguinte, dia 20.
Inicialmente, a previsão estimava que o fenômeno se encerraria até sexta-feira, dia 15. A meteorologista Maria Clara Sassaki, representante da Climatempo, esclarece que houve uma extensão no período da onda de calor, abrangendo o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
“O ápice dessa onda de calor deve acontecer entre quinta e sábado. No domingo, a previsão é de uma leve oscilação, por conta da entrada de umidade, mas volta a esquentar no início da semana que vem”, detalha a meteorologista.
Onda de calor deve durar até dia 20 de março. — Foto: Arte/g1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o aviso de “perigo” até o dia 15. Segundo o instituto, cinco estados devem registrar temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No caso das ondas de calor, o aviso laranja do Inmet, que indica “perigo”, é emitido quando há a persistência das temperaturas acima da média pelo período de três a cinco dias.
Os termômetros devem registrar as maiores marcas na faixa oeste do Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina, extremo oeste do Paraná e faixa sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, as temperaturas podem ficar até 8ºC acima da média.
Nesta quarta (13), as maiores máximas devem ser registradas no oeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. De acordo com a Climatempo, as temperaturas devem ficar próximas aos 40ºC nessas regiões.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:
Com informações de G1