Foto: Reprodução/Reprodução/YouTube Airbus.
Durante um voo da companhia aérea Batik Air, que partiu de Kendari, no leste da Indonésia, com destino a Jacarta, o piloto e o copiloto adormeceram simultaneamente por pelo menos 28 minutos, conforme revelado em um relatório do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia.
Apesar do incidente, que ocorreu em 25 de janeiro, os 153 passageiros e os quatro comissários a bordo do Airbus A320 não sofreram nenhum dano durante as duas horas e 35 minutos de voo.
Segundo o relatório divulgado em fevereiro, cerca de 30 minutos após a decolagem, o capitão pediu permissão ao copiloto para “descansar” e adormeceu por 45 minutos. Após uma breve conversa entre os dois, o capitão adormeceu novamente após consultar seu colega.
Durante esse período, o copiloto manteve contato com o centro de controle em terra para solicitar autorização para mudar de rota devido ao mau tempo, mas as comunicações foram interrompidas quando ele também adormeceu.
Os controladores em Makassar e Jacarta tentaram várias vezes entrar em contato com a tripulação, que não respondeu, enquanto o avião seguia um rumo ligeiramente desviado da rota prevista.
Após 28 minutos sem comunicação, o capitão acordou, percebeu o desvio e acordou o copiloto, que também havia adormecido.
O relatório não revela os nomes dos pilotos, mas indica que o capitão tem 32 anos e o copiloto, 28, e detalha seus históricos de voos e descanso nas 24 horas anteriores à viagem.
Após o incidente, o Comitê Nacional de Segurança nos Transportes solicitou à Batik Air que realizasse verificações na cabine durante o voo para evitar futuros incidentes e garantir que toda a tripulação, incluindo os pilotos, receba o descanso adequado.
Com informações do Pleno News.