Na terça-feira (5), a Apple lançou uma atualização do iOS, o sistema operacional do iPhone, com destaque para a versão iOS 17.4. Nessa nova edição, os usuários europeus agora têm permissão para baixar aplicativos fora da App Store, uma resposta às decisões da União Europeia em relação às acusações de monopólio contra a empresa. No cenário local, a atualização traz melhorias, como novos emojis, aprimoramentos nas ferramentas de áudio e uma camada adicional de segurança contra roubos.
A nova versão introduziu seis emojis à biblioteca, incluindo expressões positivas e negativas, uma fênix, uma fatia de limão, um cogumelo marrom e uma corrente quebrada. O aplicativo de podcasts agora apresenta transcrições de texto para os episódios publicados, e a aba principal foi renomeada para “Início”.
Uma das atualizações cruciais é a capacidade de adicionar uma camada de proteção de dados em todas as localizações do celular. Anteriormente, a ferramenta de Proteção de Dispositivo Roubado permitia apenas ativar o recurso para localizações não cadastradas no aparelho.
Além disso, o iOS 17.4 possibilita que os usuários monitorem o ciclo de carga da bateria. Nas configurações, é agora possível verificar a saúde da bateria acima de 80%, identificado como normal, com a Apple afirmando que o iPhone pode suportar aproximadamente 1000 ciclos de carregamento com a bateria em bom estado.
Dois dias após receber uma multa de US$ 2 bilhões da União Europeia, a Apple adicionou a opção de sideload, permitindo downloads de aplicativos fora da loja oficial da marca. Atualmente, todos os aplicativos na App Store pagam cerca de 30% da receita à Apple como taxa de hospedagem, uma prática considerada monopolística pela UE, que ordenou à empresa que possibilitasse o download fora da loja.
Veja como instalar
Para atualizar o sistema operacional é preciso acessar as configurações do iPhone, clicar em “geral” e depois em “atualização de software”. Esse menu vai indicar a nova versão disponível e dar a opção de fazer o update no momento ou durante a madrugada.
Com informações de CNN