Em todo o Brasil, há áreas em situação de “perigo” ou “perigo potencial” para ocorrência de chuvas até a sexta-feira, 8, conforme indicado pelo mapa de alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na segunda, 4, o Inmet avisou que, até 11 de março, o País poderia apresentar “grandes acumulados de chuva”. “Eles poderão ultrapassar 60 milímetros em grande parte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que irá influenciar as instabilidades no centro-norte do Brasil, provocando chuvas intensas”, diz o alerta.
Foto: Inmet.
Um aviso de potencial perigo foi emitido, indicando a possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia e ventos intensos variando de 40 a 60 km/h em todo o Brasil, do norte amazonense ao centro paranaense.
A maior parte do Estado de São Paulo encontra-se sob aviso amarelo, mas o Vale do Paraíba, a região metropolitana da capital e o litoral sul estão sob aviso laranja, alertando para a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Essa alerta laranja abrange não apenas as regiões paulistas mencionadas, mas todo o Estado do Rio, as partes sul, oeste e central de Minas, além do centro e sul do Espírito Santo. No Nordeste, o alerta estende-se pelo litoral de Pernambuco e da Paraíba, abrangendo o centro, oeste e leste do Rio Grande do Norte, passando pelo norte e noroeste do Ceará e chegando ao norte do Piauí. Ele extrapola para o Norte, atingindo o sudoeste, sudeste e nordeste do Pará, bem como o Baixo Amazonas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a próxima semana, compreendendo o período entre 12 e 20 de março, pode registrar volumes de chuva ainda mais significativos, ultrapassando os 70 mm em grande parte do país.
Com informações de Estadão