A parlamentar Tabata Amaral, do partido PSB, utilizou suas plataformas de mídia social para rebater o deputado Guilherme Boulos, do PSOL, após não ser mencionada em sua publicação sobre os resultados da pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, onde ambos são pré-candidatos. Tabata levantou a possibilidade de que a publicação de Boulos pudesse ter sido “safadeza”.
— Ele simplesmente retirou o meu nome e colocou uma realidade que sequer faz sentido. Agora eu pergunto pra vocês. O que é isso? É estatística criativa? É erro? Alguém não tinha noção do que estava fazendo ou é safadeza mesmo?
Tabata Amaral detona gráfico postado por Boulos nas redes sociais: "Safadeza" pic.twitter.com/XBHi34lAau
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) March 5, 2024
Segundo a pesquisa divulgada na segunda-feira pela consultoria Realtime Bigdata, Guilherme Boulos está à frente na corrida pela prefeitura da capital paulista, com 34% da preferência dos votos. Em segundo lugar está Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da cidade, com 29%, seguido por Tabata Amaral, que possui 10%.
A ausência de Tabata na publicação de Boulos foi justificada com o argumento de que o post apresentava apenas adversários bolsonaristas. Na publicação, Boulos lidera com 34%, seguido por Nunes com 29%, Ricardo Salles (PL) com 12% e Marcos Pontes (também do PL) com 11%.
No entanto, a publicação de Boulos mistura os percentuais de dois cenários da pesquisa: um com Salles e outro com Pontes. Ele inclui os dois possíveis adversários, que pertencem ao mesmo partido e não poderiam concorrer simultaneamente, na mesma publicação.
No entanto, a publicação de Tabata traz a imagem de uma outra publicação de Boulos, que teria sido removida, na qual Boulos se coloca como líder “contra qualquer adversário”.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas com idade a partir de 16 anos durante os dias 1º e 2 de março para a realização da pesquisa. O nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Com informações de O Globo