A base de Fátima Bezerra (PT) já começa a inundar os grupos de WhatsApp com a notícia de que o instituto IPEC divulgará uma pesquisa eleitoral nessa sexta (9). Pela euforia, tudo indica que o instituto vai seguir dando números expressivos a favor dos candidatos da esquerda e alguns entusiastas já falam em “lapada”. Outros já gritam: com o IPEC nao tem erro.
As pesquisas eleitorais muitas vezes têm o condão de buscar o voto útil e esses estudos podem ser tendenciosos, seja pelo caderno de perguntas ao qual se direciona taticamente ou pra um grupo de pessoas já avaliadas em bancos de dados que foram a favor do candidato da preferência do instituto. De qualquer forma, vamos esperar para ver. Pode ser que o instituto IPEC inove e mostre números mais condizentes com a realidade do que se vê nas ruas do RN.
Em pesquisa divulgada, nessa quinta (8), pelo blog do Gustavo Negreiros com o Instituto ITEM, foram apresentados números que deixaram a coordenação da campanha de Fátima em alerta. A pesquisa já dá empate técnico entre Styvenson e Fábio Dantas e vislumbra um segundo turno. Ou seja, tudo o que a esquerda temia: um segundo turno com a rejeição gigante de Fátima e, pior ainda, contra Fábio Dantas, que é preparado tem o apoio de Bolsonaro e a menor rejeição.
Junior Melo (advogado e jornalista)