A fronteira de 2,2 mil quilômetros entre a Colômbia e a Venezuela, fechada desde 2019, deve ser reaberta no próximo dia 26, de acordo com comunicado dos dois países nesta sexta-feira, 9. Desde 2015, a fronteira foi completamente fechada. Em 2021, foi parcialmente reaberta — apenas para pedestres. Muitos venezuelanos vão à Colômbia para comprar itens básicos de alimentação, em falta no país de Nicolás Maduro.
Com a reabertura, o transporte de cargas e de passageiros serão retomados. Os voos entre os dois países também voltarão a ser operados a partir de 26 de setembro.
“Em 26 de setembro abriremos a fronteira entre Colômbia e Venezuela. Como primeiro passo, reiniciaremos as conexões aéreas e o transporte de carga entre nossos dois países. Afirmamos o compromisso do governo de restabelecer relações fraternas”, disse Petro, em seu perfil no Twitter.
Em 28 de agosto, os dois países trocaram embaixadores, oficializando a retomada das relações diplomáticas.
As relações entre os dois países foram rompidas em 2019, quando o governo de direita de Ivan Duque reconheceu Juan Guaidó, principal líder da oposição a Maduro, como presidente da Venezuela. Com a posse do esquerdista Gustavo Petro, em agosto, o novo governo colombiano, que tem afinidade ideológica com o ditador venezuelano, começou a reaproximação.
Antes de Petro, a Colômbia também havia acusado Maduro de abrigar terroristas e criminosos colombianos, acusações que o presidente venezuelano negou.