O início do pagamento do PIS/PASEP 2024, ocorrido em 15 de fevereiro, tem suscitado diversas dúvidas entre os brasileiros. O abono salarial, um direito garantido a servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, é depositado anualmente, mas a relação com o ano de trabalho pode gerar confusões.
Uma questão recorrente é: quem trabalhou em 2023 receberá o PIS/PASEP 2024? Antes da pandemia, o abono salarial era vinculado ao ano anterior, mas os calendários de pagamento foram afetados pelo cenário pandêmico.
Com essa mudança, em 2024, o pagamento refere-se ao ano-base 2022. Portanto, aqueles que estiveram empregados em 2023 não receberão neste ano, devendo aguardar até 2025 para efetuar o saque, caso possuam o direito.
A expectativa é de que aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2024, com um investimento total estimado em R$ 23,9 bilhões. O PIS destina-se aos trabalhadores com carteira assinada (CLT) e é pago pela Caixa Econômica, enquanto o PASEP atinge os servidores públicos federais, estaduais ou municipais, sendo pago pelo Banco do Brasil.
Neste ano, ambos os grupos terão um calendário unificado, organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias durante o ano de 2022, com remuneração de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no programa PIS/PASEP ou no CNIS, com os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Com informações do FDR/Terra.