A Secretaria de Administração da Casa Civil abriu uma licitação para a realização de obras de reforma nos prédios sob responsabilidade da Presidência da República, incluindo o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto e o Palácio Jaburu. O custo estimado para as obras é de R$ 20 milhões, conforme edital publicado no Diário Oficial da União em 29 de fevereiro.
Empresas interessadas têm até 14 de março para apresentar suas propostas à Presidência. O critério de julgamento será o maior percentual de desconto, com o desconto mínimo de referência na licitação estabelecido em 10%.
As reformas serão realizadas sob demanda e abrangerão diversos prédios, como o Palácio do Planalto, Edifícios Anexos, Complexo N2, Pavilhão das Metas, Palácio da Alvorada, Granja do Torto, Palácio Jaburu e 80 imóveis funcionais. O valor inicial de R$ 20 milhões foi calculado com base nas necessidades de adequações e revitalizações de todo o complexo de infraestrutura da Presidência.
O montante inclui custos diretos e indiretos, tributos, taxas de administração, materiais, serviços, encargos sociais, trabalhistas, seguros, lucros e outros necessários à realização das obras. A Secretaria de Administração justifica a reforma, afirmando que a maioria das edificações tem mais de 60 anos, apresentando desgastes recorrentes que demandam intervenções frequentes.
A reforma visa garantir a preservação dos imóveis, permitindo que permaneçam operacionais para receber Chefes de Estados, reuniões institucionais e visitações públicas. A contratação dos serviços de engenharia e fornecimento de materiais e mão de obra será realizada por meio do Sistema de Registro de Preços, permitindo à Presidência obter preços de fornecedores sem a necessidade de licitações individuais. A utilização desse sistema proporcionará otimização das atividades administrativas e operacionais em relação à conservação dos imóveis.
Com informações do R7.