Os governadores dos estados do Sul e Sudeste divulgaram uma carta conjunta neste sábado (2/3), durante o encerramento do 10º encontro do Consórcio Integrado do Sul e Sudeste (Cosud), exigindo maior celeridade no desenvolvimento e produção de vacinas contra a dengue, bem como uma revisão nos critérios de distribuição de recursos federais para o combate à epidemia.
O documento, assinado pelos governadores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ressalta que os sete estados possuem mais de 114 milhões de habitantes e enfrentam uma epidemia de dengue, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina já decretaram situação de emergência.
A carta destaca a necessidade de atualização dos critérios de distribuição de recursos federais, considerando a atual realidade da epidemia. Além disso, os governadores enfatizam a urgência de agilidade no desenvolvimento e produção de vacinas. O texto ressalta que a distribuição de recursos deve ser ágil e atender a critérios transparentes e pactuados entre os entes da federação.
A última quinta-feira marcou a triste marca de mais de 1 milhão de casos de dengue no Brasil neste ano, registrando mais de 200 mortes, segundo o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde. O Distrito Federal lidera as taxas de incidência por habitante, e outros seis estados já decretaram estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue (Acre, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina).
Com informações do Metrópoles.