Foto: Reprodução/Divulgação/Cruzeiro.
O Cruzeiro anunciou uma iniciativa inédita em parceria com sua patrocinadora: estampará o emblema do Observatório da Discriminação Racial em seu uniforme no próximo jogo do estadual, como parte de um esforço para combater o racismo no futebol.
A ação está programada para ocorrer durante o jogo contra o Uberlândia neste sábado, 02. Além disso, o símbolo do Observatório da Discriminação Racial estará em destaque nos uniformes de todos os jogos das categorias de base do Cruzeiro ao longo da temporada de 2024.
A marca da ONG ocupará o espaço principal da camisa, normalmente reservado à Betfair, principal patrocinadora do clube. Entretanto, a Betfair continuará presente na camisa, com seu logotipo movido para a lateral da manga. Esta nova camisa com a marca do Observatório será lançada em uma edição limitada.
O papel do Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Fundado em 2014, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol tem como missão monitorar e relatar casos de racismo no futebol brasileiro. Em parceria com a CONMEBOL desde 2023, a entidade concentra esforços para combater o racismo no futebol em toda a América do Sul.
Visão além do campo
O novo acordo entre Cruzeiro, Betfair e o Observatório representa um passo significativo para aprofundar a discussão sobre o racismo no futebol, um tema crucial na dinâmica social do esporte, afirmou a equipe do Cruzeiro.
O clube mantém um acordo com a Betfair até o final do ano, que também abrange a presença da marca nos uniformes de treino, assim como nas costas das camisas do time feminino e da base. No caso das camisas da base, não há presença de logotipo de patrocinador máster.
É inspirador ver o esporte se engajando de maneira proativa na luta contra o racismo, com a esperança de estimular ainda mais mudanças significativas dentro e fora dos campos.
Com informações de O Antagonista.