Foi-se o tempo de complexidades e demoras no depósito e acertos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O FGTS Digital chega revolucionando a área de Recursos Humanos ao permitir a emissão de guias de recolhimento, verificação de pagamentos e débitos, além do cálculo automático da multa com base no histórico do eSocial.
O sistema ainda conta com um fator de inovação: consolidar valores de vários meses em uma única guia, ganhando em eficiência e praticidade. Com a mudança significativa nos depósitos que agora são substituídos pelo PIX, agilidade e modernização são as palavras da vez.
Benefícios ao trabalhador
Mas, as novidades não ficam restritas aos empregadores. O FGTS Digital traz benefícios imediatos aos trabalhadores, simplificando o processo de saque em caso de demissão. O trabalhador não precisará mais de uma chave de autorização emitida pelo empregador para retirar o dinheiro disponível.
Existe ainda a análise de uma possível mudança adicional que permitirá que o trabalhador faça empréstimos utilizando o FGTS como garantia, sem a necessidade de intermediação do empregador.
Serviços disponíveis no FGTS Digital
O portal FGTS Digital pretende reforçar a transparência do recolhimento e assegurar a efetivação dos direitos dos trabalhadores. A plataforma foi preparada para utilizar o banco de dados do eSocial, utilizando o CPF como elemento principal de identificação do trabalhador. Estas são as garantias dos funcionários de que o recolhimento mensal do FGTS será feito regularmente.
Os serviços disponíveis são:
- Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
- Consulta de extratos de pagamentos realizados;
- Individualização dos extratos de pagamento;
- Verificação de débitos em aberto;
- Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.
Com a otimização do tempo gasto no recolhimento do benefício, estudos apontam uma economia de cerca de 36 horas mensais pelas empresas, trazendo ganhos de produtividade significativos.