Um especialista em Alzheimer compartilhou a informação de que o ato de mastigar um vegetal específico pode reduzir o risco de desenvolver a doença, que é a forma mais comum de demência.
Robert Love, renomado neurocientista nas redes sociais, divulgou um vídeo no TikTok abordando a capacidade da beterraba em proteger contra uma bactéria conhecida como porphyromonas gingivalis, também referida como P. gingivalis.
A P. gingivalis é uma das mais de 700 espécies bacterianas presentes na cavidade oral, sendo associada a doenças gengivais e, em estudos, à doença de Alzheimer.
De acordo com Love, uma boca não saudável pode propiciar o ambiente para essa bactéria, frequentemente encontrada no cérebro de pacientes com Alzheimer.
“A bactéria, de fato, aumenta a inflamação na boca, causando a gengivite, como você já ouviu falar. Além disso, pode intensificar a inflamação no cérebro, chamada de neuroinflamação”, explicou.
“Este é um fator de risco significativo para a doença de Alzheimer. Portanto, a saúde bucal impacta a saúde do seu cérebro.”
Como medida preventiva, ele sugeriu incluir na dieta alimentos benéficos para as bactérias bucais, como a beterraba. Além disso, para melhorar a saúde bucal, Love recomendou o uso regular de fio dental e a eliminação do açúcar processado da dieta.
Benefício comprovado
Em 2019, um estudo divulgado na revista Redox Biology já respaldava os benefícios mencionados. A pesquisa revelou que o consumo de suco de beterraba, uma fonte rica em nitrato inorgânico, estimula o desenvolvimento de bactérias bucais associadas a uma melhora na saúde cognitiva e cardiovascular, especialmente em idosos.
O estudo disse: “Esses módulos de microbioma oral sensíveis ao nitrato são propostos como potenciais alvos pré e probióticos para melhorar as deficiências induzidas pela idade na saúde cardiovascular e cognitiva”.
Embora as conclusões sobre a investigação do Alzheimer estejam em andamento, há indícios de que certas escolhas de estilo de vida, como a prática de atividade física e uma dieta adequada, podem desempenhar um papel crucial no suporte à saúde cerebral e na prevenção da doença. Confira a seguir orientações da Alzheimer’s Association sobre como diminuir o risco.
Como reduzir o risco de Alzheimer
- Fazer exercício físico
- Manter um dieta saudável e equilibrada
- Manter-se mentalmente ativo
- Manter conexões sociais
- Evitar traumas na cabeça
Com informações de Catraca Livre