Governo prestou condolências à família real, ao governo, ao povo do Reino Unido e aos demais membros da Commonwealth
O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias, pelo falecimento da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8), no castelo de Balmoral, na Escócia.
“O Governo brasileiro recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II”.
Pela legislação, durante o luto oficial a Bandeira Nacional fica hasteada a meio mastro em todas as repartições públicas.
A nota de pesar ressalta a trajetória da rainha, citando a visita da monarca ao Brasil.
“Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na história do Reino Unido foi símbolo de liderança e estabilidade para o país e para o mundo.
Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido.
Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países”.
E finaliza a nota prestando condolências:
“O Governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família real, bem como ao governo e ao povo do Reino Unido e dos demais membros da Commonwealth”.
Bicentenário da Independência do Brasil
Uma das últimas manifestações oficiais da Rainha Elizabeth II foi em relação ao bicentenário da Independência do Brasil. Ela publicou mensagem, dirigindo-se ao Presidente da República, para enviar felicitações ao povo brasileiro pela celebração dos 200 anos da Independência. Na mensagem, a rainha disse que lembrava com carinho da visita que fez ao país em 1968.