O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve comparecer nesta terça-feira (27), às 14h30, à Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo, para prestar depoimento sobre uma alegada “importunação intencional” a uma baleia jubarte durante uma visita a São Sebastião, no litoral paulista, em junho do ano passado. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra Bolsonaro se aproximando do animal enquanto pilotava um jetski.
Veja a interação entre Jair Bolsonaro e a baleia que resultou em investigação:
Relembre: assista o vídeo polêmico mostrando momento que Bolsonaro é acusado de importunar baleia no litoral de SP pic.twitter.com/AF6P0Z1oN1
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) February 27, 2024
De acordo com a legislação brasileira, “molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo” é uma infração administrativa contra o meio ambiente. “É vedado a embarcações aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal”, frisa uma portaria do Ibama.
Conforme afirmado pela procuradora do Ministério Público Federal, Marília Soares Ferreira Iftim, registros em vídeos e imagens compartilhados em plataformas de mídia social evidenciaram o instante em que a moto aquática, com o motor em funcionamento, se aproximou a uma distância de 15 metros da baleia, que se encontrava na superfície.
“Considerando que as imagens foram feitas a partir de outra embarcação e é possível identificar que há uma única pessoa na moto náutica, que está pilotando e gravando um vídeo no celular ao mesmo tempo. Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, disse, afirmando que ainda há necessidade de melhor elucidação dos fatos.
O testemunho do ex-presidente neste processo foi postergado pela Polícia Federal no início deste mês, sendo originalmente agendado para o dia 7 de fevereiro.
Com informações de O Globo