No Brasil, um dos principais benefícios previdenciários aguardados pelos aposentados e pensionistas é o décimo terceiro salário do INSS. Entretanto, nos últimos anos, o pagamento antecipado deste benefício tem gerado ansiedade e questionamentos entre os beneficiários.
Em 2020, devido à pandemia do Coronavírus, o então governo de Jair Bolsonaro decidiu antecipar o décimo terceiro do INSS, com o objetivo de apoiar os idosos, grupo considerado de risco para a COVID-19.
Mudança de governo e incerteza quanto ao pagamento
Com a chegada do governo do presidente Lula em 2023, a possibilidade de manter a antecipação do décimo terceiro do INSS gerou dúvidas. Até então, a ordem de pagamento do benefício era mantida com a primeira parcela depositada em maio e a segunda, em junho.
No entanto, o novo governo optou por antecipar o pagamento para os meses de maio e junho de 2023, mas a data de pagamento para 2024 ainda está indefinida.
Detalhes sobre valor e data de pagamento
Os aposentados que recebem o salário mínimo irão receber R$1.412 como décimo terceiro, um aumento de 8,4% sobre o salário mínimo de 2023. Já para o grupo que recebe acima do salário mínimo, o aumento será de 3,71%, e o valor do teto dos benefícios pagos pelo INSS será de R$7.786,01.
O INSS informa que o pagamento do décimo terceiro salário será realizado em duas parcelas, previstas para serem pagas em agosto e novembro de 2024. Essas datas, porém, podem ser alteradas pelo instituto.
Como consultar o 13º salário do INSS
Para esclarecer dúvidas ou verificar as datas de pagamentos, os beneficiários podem ligar para o número 135 ou acessar o site Meu INSS na opção “Extrato de Pagamento”. Além do site, é possível fazer a consulta através do próprio aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS.
Importante lembrar que todos esses serviços necessitam de login e senha para a visualização de todas as informações e histórico do beneficiário, garantindo a segurança dos dados.