Foto: Reprodução/Senado
Nesta segunda-feira (26), o superintendente nacional da Caixa, Rafael Dias Silva, disse que o banco vai começar a testar entre abril e maio o pagamento do Bolsa Família por meio do Drex, o “real digital” que está sendo desenvolvido e testado pelo Banco Central (BC).
A ideia é permitir que a população que habita as regiões mais remotas do Brasil possa receber o benefício de forma offline.
Segundo a Caixa, isso permitirá que pessoas que moram em locais de difícil acesso à internet e às agências bancárias não precisem se deslocar de cidade para conseguir sacar o dinheiro.
De acordo com Rafael Dias Silva, essa solução ajudará, inclusive, a movimentar as economias locais, beneficiando os pequenos empresários e comerciantes.
“A Caixa atinge 99% da população brasileira, dos municípios, e entre elas as comunidades ribeirinhas. Só que muitas vezes o ribeirinho tem que se deslocar para uma cidade maior, sacar esse dinheiro e às vezes ele faz as compras em uma cidade grande e traz essas compras para a cidade dele”, disse Dias durante evento sobre o “Drex”, organizado por Microsoft e Hamsa, em São Paulo (SP), com reguladores e líderes do setor bancário.
Rafael Dias estima que cerca de 5% do total dos beneficiários do Bolsa Família poderá ser usuária da nova tecnologia.
Gazeta Brasil