Saiba tudo sobre a nova Carteira do Idoso, o recurso que pretende facilitar a vida da terceira idade no Brasil. Um novo sistema de emissão da Carteira do Idoso foi anunciado pelo Governo Federal e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) na última semana. Um documento que promete facilitar a vida dos cidadãos com mais de 60 anos ao trazer uma série de benefícios exclusivos.
Quais os benefícios da Carteira do Idoso?
O principal destaque da Carteira do Idoso, bem como uma das mais aguardadas novidades, é o acesso à passagens interestaduais gratuitas ou com desconto nos ônibus. Além disso, ela também garante aos idosos tratamento preferencial em estacionamentos e filas.
Como solicitar a Carteira do Idoso?
A solicitação tanto pode ser feita online, como presencialmente. No caso da solicitação online, o idoso buscará pelo site Gov.br, selecionando a opção “emitir carteira”. Após o preenchimento dos dados solicitados, já terá a carteira disponível para impressão. Já para solicitação presencial, é necessário comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, levando consigo um documento de identidade com foto, CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).
O que é necessário para solicitar a Carteira do Idoso?
Para solicitar o documento, deverá ter mais de 60 anos e não ter comprovação de renda, ou receber até dois salários mínimos. De destacar ainda, que é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Após a aprovação da solicitação, a carteira emitida pelo CRAS chega até 45 dias.
Informações contidas na Carteira do Idoso
A Carteira do Idoso contém informações fundamentais como nome completo, data de nascimento, número de identificação, CPF, NIS, data de expedição e validade do documento, além de um QR Code com um código alfanumérico.
Essa inovação é de grande importância para garantir aos idosos benefícios que promovem a qualidade de vida, através do acesso a serviços exclusivos e a garantia de seus direitos. Vale lembrar que a renovação do documento deve ser solicitada sempre que estiver próxima ao vencimento – o período de validade da carteira é de dois anos.