Foto: Reprodução/Alamy.
Em 13 de março de 1988, o Japão celebrava a inauguração de um de seus projetos mais monumentais de mobilidade urbana: o túnel Seikan. Com uma extensão de 53,85 quilômetros, ele é reconhecido como a maior estrutura subaquática do mundo em sua categoria de construção submarina.
A construção do túnel Seikan visava conectar as ilhas de Honshu e Hokkaido, unindo regiões previamente separadas por vastas extensões de água. Para alcançar esse feito, a primeira porção do túnel, com 23,3 quilômetros, foi escavada sob o leito marinho, enquanto o restante do percurso é feito sobre o mar, atravessando uma série de pontes.
Além de ser considerado a segunda maior construção ferroviária do mundo, o túnel Seikan detém outro recorde impressionante. Atualmente, é superado apenas pelo túnel de base de São Gotardo, nos Alpes Suíços, que possui 57 quilômetros de extensão.
O início do projeto remonta a 1954, após o devastador furacão Marie, que naufragou cinco balsas no estreito Tsugaru, resultando na perda de 1.430 vidas. Esse desastre impulsionou o Japão a buscar uma solução mais segura para a travessia entre as ilhas.
Após extensos estudos, as escavações iniciaram em 1964, embora tenham ganhado impulso significativo a partir de 1971. No entanto, a complexidade da obra foi evidente, especialmente devido às escavações sob o leito do mar, onde o túnel atinge uma profundidade de 240 metros.
O custo monumental do projeto totalizou cerca de US$ 4,7 bilhões, com 24 anos de trabalho árduo e a colaboração de aproximadamente 14 milhões de trabalhadores. No entanto, a construção enfrentou inúmeros desafios, incluindo deslizamentos de terra e inundações, resultando na trágica perda de 34 vidas.
Hoje, mais de três décadas após sua inauguração, o túnel Seikan é uma importante via de transporte, atendendo a um tráfego diário estimado de pelo menos 50 trens de carga e 30 trens-bala. E os planos futuros incluem sua expansão até 2030, com a adição de uma rota que se estenderá até a cidade de Sapporo, capital de Hokkaido.
Com informações do MegaCurioso.