Diante do censtável aumento no preço do gás de cozinha que atinge o bolso dos brasileiros, o Governo Federal lançou o Vale Gás, um programa que tem como objetivo suavizar as despesas da família com o produto, principalmente visando às famílias de baixa renda.
Entendendo o funcionamento do Vale Gás
Atualmente disponível, a ideia do Vale Gás é amenizar os impactos da inflação e alta do preço do GLP (Gás liquefeito de petróleo). O benefício, destinado as famílias de baixa renda, faz parte do Programa Bolsa Família e, segundo o Ministério da Cidadania, poderá beneficiar aproximadamente 11 milhões de famílias brasileiras. Importante frisar que esse benefício não interfere no recebimento de outros auxílios sociais.
Quem tem direito ao benefício?
O benefício pode ser consultado por qualquer cidadão no site do Ministério da Cidadania, basta selecionar a opção “consultar benefício”. A consulta também pode ser feita por ligação telefônica ao número 111. Será necessário informar o número do NIS (Número de Identificação Social). Caso a família tenha direito ao benefício, mas por alguma razão não o tenha recebido, o cidadão titular do benefício deve procurar a gestão municipal.
Como é realizada a consulta ao Vale Gás?
Para quem almeja receber o Vale Gás, deve necessariamente atualizar seus dados no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico). Ao surgir qualquer alteração na situação familiar, como mudança de endereço ou mudança na composição da família, deve ser comunicada à gestão municipal para a atualização dos dados no sistema.
Quando acontece o pagamento do benefício?
O pagamento do Vale Gás ocorre com base no final do NIS, entre os dias 16 e 25 de fevereiro. O auxílio pode ser utilizado para a compra de um botijão de gás de 13kg, em qualquer lugar que venda o produto.
Diante do cenário de crise e aumento dos preços, o Vale Gás vem trazer um alívio financeiro para muitas famílias brasileiras. A aposta do Governo é de um Brasil sem miséria garantindo a todas as famílias o acesso às necessidades básicas.