O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu informações indicando que grande parte da região Nordeste experimentará chuvas nos próximos dias. Entre esta sexta-feira (23) e a próxima quinta-feira (29), a previsão destaca a ocorrência de pancadas e temperaturas elevadas na região.
Nesta sexta e no sábado (24), um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) se deslocará do oceano para o interior do continente, influenciando a região e resultando em chuvas. Prevê-se que esse sistema possa desencadear pancadas localmente intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, especialmente na faixa oeste, abrangendo o centro e sul do Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco e Paraíba. O Inmet também alerta para a possibilidade de chuvas pontualmente fortes ao longo da borda leste do VCAN, incluindo o litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte.
A partir de domingo (25) e ao longo da próxima semana, a atuação conjunta de alguns sistemas meteorológicos poderá resultar em volumes de chuva mais expressivos, atingindo pontualmente valores acima de 100 milímetros na faixa norte da região.
No trecho que compreende o litoral norte da Bahia ao Rio Grande do Norte, o padrão de ventos em médios e altos níveis da atmosfera, juntamente com a elevada umidade na camada baixa, favorecerá acumulados significativos. O Inmet não descarta a possibilidade de volumes em torno de 100 mm, de forma pontual.
A partir da segunda-feira (26), a previsão do Inmet sugere uma intensificação das pancadas de chuva ao longo de todo o litoral, com a possibilidade de uma definição mais precisa das áreas propensas a maiores volumes, especialmente entre Alagoas e Ceará. A população local está sendo alertada para os potenciais impactos dessas condições meteorológicas.
Com informações do Canal Rural.