A nova regra do PIS/PASEP para 2024, que traz um reajuste no valor do abono salarial, baseando-se no reajuste do salário mínimo, acaba de ser anunciada. O calendário de pagamentos já começou, atendendo milhões de trabalhadores que comprovaram o direito ao benefício no ano de 2022.
Os valores do PIS/PASEP 2024 variam de acordo com o tempo de trabalho no ano de referência, indo de R$ 117,67 para um mês trabalhado até R$ 1.412,00 para doze meses trabalhados.
Quais são os novos critérios para o PIS PASEP?
Os critérios para ter direito ao benefício permanecem os mesmos dos anos anteriores: estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano de referência, ter recebido até dois salários mínimos e ter os dados trabalhistas devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Calendário de pagamento PIS 2024!
As datas de pagamento foram divididas de acordo com o mês de nascimento para quem tem direito ao PIS e o número final da inscrição para o PASEP.
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto
Este reajuste promete trazer um alívio para os trabalhadores em meio ao cenário econômico atual. Portanto, é importante que os trabalhadores estejam atentos às regras e prazos para não perderem o direito ao benefício.