O Nubank, conhecido por ser um dos bancos digitais mais populares do Brasil, está inovando mais uma vez a sua plataforma de investimentos. Segundo anúncio recente, os clientes da plataforma poderão ter acesso a uma nova modalidade de investimento: Certificados de Depósito Bancário (CDBs) atrelados à inflação. Estes serão emitidos por outras instituições financeiras em parceria com o Nubank e estarão disponíveis para os investidores ainda nesta semana.
O diversificado portfólio de investimentos do Nubank
A implementação dos CDBs indexados à inflação vem consolidar ainda mais a diversidade de opções oferecidas pelo Nubank. Além desta nova modalidade, a plataforma já disponibilizava aos seus usuários a oportunidade de investir em ações e BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são recibos de companhias estrangeiras. Algumas outras opções de investimento oferecidas são os ETFs (Exchange Traded Funds), fundos de investimento e Tesouro Direto.
Compreendendo os CDBs
Os Certificados de Depósito Bancário, ou CDBs, são títulos de renda fixa emitidos por bancos com o intuito de captar recursos. Na prática, o investidor que aplica dinheiro em um CDB está emprestando uma quantia à instituição financeira, com a promessa de receber o valor principal mais os juros no final do prazo definido.
Todos os CDBs têm a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura ao investidor o recebimento de até R$ 250 mil reais caso a instituição financeira venha a quebrar.
O que muda com os CDBs atrelados à inflação
Existem diversos tipos de CDBs disponíveis no mercado atualmente. Entre eles, destacam-se os CDBs atrelados ao CDI, os pré-fixados e os atrelados à inflação. O Nubank já disponibilizava em sua plataforma ao CDB atrelado ao CDI e o CDB pré-fixado.
Com a chegada dos CDBs indexados à inflação, os investidores possuem mais uma alternativa para diversificar suas aplicações e proteger o seu patrimônio da desvalorização causada pela inflação. Entretanto, é necessário lembrar que esses títulos não possuem liquidez diária, ou seja, é necessário esperar até a data de vencimento específica para realizar o resgate dos investimentos. Estes detalhes podem variar de acordo com o título específico comprado pelo investidor.