Os brasileiros aguardam ansiosos pelo programa Voa Brasil, que prometia oferecer passagens aéreas mais baratas, no entanto, recentemente, o governo anunciou algumas alterações no programa que podem frustrar muitos dos potenciais beneficiários.
O Que Mudou no Voa Brasil?
De acordo com os recentes anúncios, o programa Voa Brasil não contará com o subsídio do governo federal. Ou seja, o governo não vai disponibilizar recursos financeiros para cobrir os custos das passagens aéreas. Portanto, a redução de preços das companhias aéreas, que era uma das principais expectativas em relação ao programa, poderá não se concretizar.
As companhias aéreas continuarão tendo a liberdade de definir seus próprios valores para as passagens. Logo, a existência de descontos e promoções será uma decisão a ser tomada pelas próprias empresas, sem qualquer obrigatoriedade pelo governo.
Expectativas e Realidade
Ainda assim, o programa Voa Brasil será lançado. A grande diferença é que ele irá apenas condensar as passagens aéreas que já estão sendo comercializadas por valores de até R$ 200. Segundo dados da ANAC, de janeiro a novembro de 2023, somente 14,9% dos assentos foram vendidos dentro desta faixa de preço, desconsiderando as promoções e descontos.
Histórico do Programa Voa Brasil
Anunciado em março de 2023, o programa Voa Brasil já sofreu adiamentos em seu lançamento. Inicialmente, era destinado a grupos específicos, como estudantes do Prouni e aposentados. Entretanto, sem o investimento financeiro do governo, tem-se buscado acordos com as companhias aéreas para a oferta de passagens mais baratas. A meta é comercializar de 4 a 5 milhões de passagens com valores até R$ 200. Grandes empresas, como Gol, Latam e Azul, terão metas individuais de passagens dentro desta faixa de preço. Ainda não há uma data definida para o lançamento do programa.
No fim de 2023, as companhias aéreas anunciaram um compromisso para reduzir os preços das passagens aéreas. Essa iniciativa parece andar de mãos dadas com as novas condutas do programa Voa Brasil, reforçando um cenário de incertezas e expectativas para os futuros passageiros.