Foto: Reprodução.
Assim como a identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recebeu uma atualização no Brasil. A emissão do novo formato já está em vigor, sendo válido em todo o território nacional, tanto na versão física quanto na digital.
Além das mudanças no design e da introdução de novos itens de segurança, a inclusão de 13 categorias identificadas por códigos como A1, B1, C1 e BE chamou a atenção. Mas o que isso significa para os condutores brasileiros? Houve subdivisões nas categorias de habilitação?
Categorias da CNH
Apesar de os códigos serem desconhecidos pela maioria dos motoristas, não representam a criação de novas categorias ou subcategorias. Portanto, não é necessário correr para atualizar o documento ou realizar procedimentos adicionais para se adequar.
Segundo Frederico de Moura Carneiro, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), esses códigos seguem um padrão internacional e têm como objetivo facilitar a identificação do condutor fora do Brasil.
Assim, as categorias da CNH permanecem as mesmas no Brasil, identificadas pelas letras A, B, C, D e E. A novidade visa apenas facilitar a fiscalização por agentes de trânsito em outros países, conforme previsto na Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Necessidade de renovação
A emissão da nova CNH ocorrerá gradualmente para todos os brasileiros, à medida que precisarem substituir o documento antigo. Os motoristas que possuem a habilitação dentro do prazo de validade podem continuar utilizando o modelo anterior normalmente.
A troca pela nova versão será realizada no momento da emissão da segunda via ou na obtenção da primeira habilitação, para quem ainda não possui. Além disso, a carteira atualizada será emitida quando o condutor realizar alguma alteração, como a inclusão de uma categoria.
Com informações de Edital Concursos Brasil.