No dia 11 de janeiro, Julien Navas, um turista francês, teve uma experiência extraordinária ao encontrar um diamante de 7,46 quilates enquanto explorava o parque Cratera de Diamantes, localizado no Arkansas, Estados Unidos. O parque, com uma área de 37,5 acres dedicada à busca por diamantes, permitiu que Navas fizesse esse achado incrível.
O turista alugou um kit básico para a busca de diamantes e, após algumas horas de exploração, encontrou a preciosa pedra na superfície do solo. A descoberta ocorreu durante a visita de Navas aos EUA para testemunhar o lançamento do foguete Vulcan Centaur em direção à Lua. Impressionado com o parque, decidiu explorar a área com um amigo.
O achado foi favorecido por uma chuva intensa que atingiu a região alguns dias antes, limpando a sujeira e revelando pedras e diamantes na superfície, conforme explicou Waymon Cox, funcionária do parque. Muitos dos maiores diamantes encontrados no local são descobertos dessa maneira.
Posteriormente, Navas levou o diamante para análise no Centro de Descoberta de Diamantes, onde foi confirmado ser um diamante legítimo. A pedra, de tonalidade marrom escuro, possui formato redondo e tamanho semelhante a uma bala de goma. Navas decidiu nomear o diamante de “Carine” em homenagem à sua noiva. Ele planeja dividir a pedra em duas partes, uma para a noiva e outra para a filha.
Essa descoberta marca o oitavo maior diamante já encontrado no parque desde sua abertura em 1972. Ao longo dos anos, mais de 75 mil diamantes foram descobertos na região. O parque Cratera de Diamantes é uma mina aberta ao público, permitindo que os visitantes fiquem com as pedras preciosas que encontram.
Navas expressou sua felicidade, dizendo: “Estou muito feliz! Só consigo pensar em contar à minha noiva sobre o que encontrei”.
Com informações do UOL.