A queda ocorre em meio às incertezas sobre o fornecimento de gás pela Rússia à Europa
O Euro estava sendo negociado abaixo de US$ 0,99 nesta segunda-feira, 5, abalado pela incerteza sobre a economia europeia. Trata-se da primeira vez em 20 anos que a moeda comum do bloco econômico é negociada a esse valor.
A queda ocorreu depois de a empresa russa Gazprom anunciar, na sexta-feira, ofechamento completo do gasoduto Nord Stream 1, por tempo indeterminado, vital para o abastecimento do continente.
A moeda comum europeia chegou a cair 0,7%, sendo negociada a US$ 0,98, a menor cotação desde dezembro de 2002. Desde o início do ano, a moeda europeia enfraqueceu em relação ao dólar.
Bolsas europeias
As principais bolsas da Europa iniciaram a semana em queda, em um momento de grande preocupação dos investidores com o fornecimento de energia.
Na Alemanha, com a economia muito dependente do gás russo, a Bolsa de Frankfurt operava em baixa de quase 3%. Milão (Itália), recuava pouco mais de 2%, Paris (França) perdia 2% e Madri (Espanha) quase 2%. Em Londres (Inglaterra), o impacto era menor, com baixa de 0,9%.
Na sexta-feira, a estatal russa de gás Gazprom anunciou que o gasoduto Nord Stream, que deveria retomar o serviço no fim de semana, após os trabalhos de manutenção, será fechado “completamente”, até que uma turbina no gasoduto, vital para abastecer a Europa, seja reparada.
O fabricante de turbinas Siemens Energy considera que a interrupção do funcionamento da turbina não se justifica tecnicamente.
Esta semana, a União Europeia pretende discutir medidas radicais para conter os crescentes custos de energia, desde tetos ao preço do gás até a suspensão do comércio de derivativos de energia.