Segundo o órgão, o motivo principal para a interrupção se refere a um número significativo de cadastros que ainda não completaram a prova de vida. Trata-se de um procedimento obrigatório para a manutenção do benefício. A falta de realização deste teste, muitas vezes dificultada por diversos entraves, tem causado surpresa e transtorno a boa parte dos aposentados.
Como resolver essa questão?
Para os beneficiários que tiveram seu pagamento suspenso, a solução passa pelo cumprimento urgente da prova de vida. Este requerimento pode ser atendido por meio da visita de um funcionário da Previdência Social à casa do aposentado ou de um comparecimento agendado a um posto do INSS. Com a prova de vida efetuada, o benefício tende a ser reativado, uma vez que o cadastro do beneficiário não é cancelado, apenas fica suspenso temporariamente.
Novidades para os aposentados do INSS
Com o início de fevereiro, os beneficiários que recebem um salário mínimo pelo INSS já podem esperar por um ajuste no valor do pagamento, devido ao recente aumento do salário mínimo nacional para R$1.412. Assim, as aposentadorias e outros benefícios atrelados ao salário mínimo, também sofrerão reajuste, trazendo uma boa nova aos aposentados.
Calendário de pagamentos para aposentados
Veja a seguir o cronograma de pagamentos para fevereiro e março:
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 1 de março;
- Final 6: 4 de março;
- Final 7: 5 de março;
- Final 8: 6 de março;
- Final 9: 7 de março;
- Final 0: 8 de março;
Para os aposentados que recebem benefícios acima de um salário mínimo, as datas de pagamento são:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;
- Finais 5 e 0: 7 de março;
Para evitar surpresas desagradáveis como suspensões nos pagamentos, é importante que os aposentados fiquem atentos à obrigação da realização anual da prova de vida.