Devido ao intenso calor no Centro do Rio de Janeiro, que resultou em pelo menos 30 foliões passando mal no megabloco “Fervo da Lud” nesta manhã de terça-feira, Ludmilla teve que encerrar o desfile mais cedo, embora a previsão fosse que ele durasse até o meio-dia. Do palco, a artista, em vários momentos, solicitou que os funcionários do caminhão pipa molhassem a multidão, e bombeiros tiveram que conduzir várias pessoas para dentro da corda.
— O clima está além do nosso controle. Minha principal preocupação é a integridade de vocês. Não podemos continuar dessa forma — afirmou Ludmilla, sugerindo que o bloco ocorresse em horário mais tardio no próximo ano.
No posto médico mais próximo, na Rua Ana Amélia, entre as 30 pessoas atendidas, quatro eram crianças.
Antes de decidir encerrar o desfile, a artista também solicitou a distribuição de água mineral. Houve casos de desmaios, com uma mulher perdendo a consciência por alguns minutos. De acordo com o Alerta Rio, do Centro de Operações da Prefeitura, durante o bloco, os termômetros indicavam 36 graus, com sensação térmica de 43. No entanto, as temperaturas máximas devem atingir 41 graus.
Fervo da Lud 2024 — Foto: Márcia Foletto
Folião desmaia no Fervo da Lud, no Centro do Rio — Foto: Marcia Foletto
“O tempo permanecerá estável no município do Rio de Janeiro. Haverá aumento da nebulosidade no final do dia, com céu passando de claro a nublado, e não há previsão de chuva.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 22.921 atendimentos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e nos centros de emergência regionais desde a última sexta-feira.
“Nesse mesmo período, foram realizados 12 atendimentos relacionados ao calor, dos quais seis por queimadura solar, três por insolação e três por desidratação”, informou a pasta.
Fervo da Lud 2024 — Foto: Márcia Foletto
Folião precisa ser socorrido por bombeiro no Fervo da Lud — Foto: Márcia Foletto
Bombeiros realizam atendimentos a foliões no Fervo da Lud — Foto: Márcia Foletto
Com informações de Extra/Globo