A Apple introduziu uma nova atualização para seu sistema operacional iOS, que traz consigo uma funcionalidade denominada Proteção contra Dispositivo Roubado. Essa adição à segurança visa tornar mais difícil para os criminosos o acesso às principais funções e configurações dos iPhones e iPads.
A empresa está encorajando ativamente os usuários a habilitarem essa proteção de forma imediata. A medida de segurança foi implementada na versão mais recente do iOS, a 17.3, e foi desenvolvida para evitar que ladrões apaguem dados dos dispositivos com a intenção de revendê-los, bem como para impedir o acesso ao ID Apple e outras contas cruciais. A Apple argumenta que essa funcionalidade proporciona uma camada extra de proteção aos usuários, abordando uma vulnerabilidade que já foi identificada e explorada por criminosos.
O recurso opera através do rastreamento de “locais conhecidos” do usuário, como sua residência ou local de trabalho, e implementa barreiras de segurança biométricas que precisam ser superadas caso alguém tente usar o dispositivo para realizar determinadas ações quando está distante desses lugares.
Adicionalmente, a atualização reduz a ênfase nas senhas, priorizando características biométricas, como reconhecimento facial e de impressões digitais. Para realizar o download da atualização, os usuários devem verificar as configurações do dispositivo, inserir o código de acesso e procurar pela opção de ativação. É crucial assegurar que a autenticação em dois fatores e o recurso de Localizar dispositivo estejam habilitados.
Com informações de Jovem Pan News