Foto: Reprodução/PPLWARE/SAPO.
Há 717 milhões de anos, a Terra mergulhou em uma era glacial conhecida como “Terra Bola de Neve”, onde o gelo cobriu praticamente tudo por aproximadamente 56 milhões de anos. Durante muito tempo, os cientistas se questionaram sobre o que teria desencadeado e mantido esse estado, e agora uma nova pesquisa parece ter encontrado a resposta.
O dióxido de carbono desempenha um papel crucial na regulação da temperatura da Terra, retendo o calor na atmosfera. A era glacial foi provavelmente desencadeada pela falta desse gás. Há 717 milhões de anos, os níveis atmosféricos de dióxido de carbono eram controlados por processos geológicos, e os pesquisadores se dedicaram a investigar as emissões vulcânicas desse período.
Um estudo recente publicado na revista Geology pela Universidade de Sydney revelou que a era glacial foi desencadeada pela redução das emissões de dióxido de carbono resultantes da diminuição das atividades vulcânicas.
Atualmente, as atividades humanas são responsáveis por grandes emissões de dióxido de carbono na atmosfera. No entanto, há mais de 700 milhões de anos, quando ainda não existíamos, os níveis de CO₂ eram determinados por processos naturais.
Existem várias teorias sobre o que pode ter desencadeado a era glacial, incluindo o desgaste de rochas ígneas que absorveram dióxido de carbono da atmosfera. No entanto, os pesquisadores sugerem que isso não seria suficiente para manter a Terra em um estado congelado por tanto tempo.
Investigando os vulcões, os cientistas analisaram uma cadeia subaquática chamada dorsal meso-oceânica, que permitiu calcular as emissões de gases vulcânicos durante a era glacial. Os resultados indicaram uma redução significativa na atividade vulcânica, levando a uma diminuição do dióxido de carbono atmosférico suficiente para iniciar e manter a “Terra Bola de Neve”.
Embora essa teoria seja apoiada por evidências robustas, ainda é apenas um modelo teórico. Testá-la é um desafio devido à escassez de dados sobre a crosta oceânica da época. No entanto, essa pesquisa representa um passo importante para entender os eventos que moldaram o clima da Terra há milhões de anos.
Com informações do Olhar Digital.