O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assegurou na última sexta-feira (2) que o benefício de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração não será suspenso para aqueles que não conseguiram realizar a prova de vida presencial devido a diversos fatores, como restrições de contato por causa da pandemia.
Como funcionará o processo de comprovação de vida?
De acordo com o INSS, haverá a realização de uma busca ativa para comprovação de vida. Isso significa que os segurados que não foram localizados na base de dados durante o processo de cruzamento de informações receberão a visita de um representante do INSS para comprovação de vida. “O próprio INSS fará busca ativa, o segurado não precisa se deslocar ao banco onde recebe o pagamento ou a uma agência da Previdência”, explicou o instituto.
Por que houve uma alta demanda por atendimento nas agências?
Um aumento na procura por atendimento nas agências do INSS foi observado recentemente, causado por um comunicado enviado através do aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária para cerca de 2,9 milhões de segurados nascidos em janeiro e fevereiro. Esse grupo não conseguiu validar suas informações durante o processo de cruzamento de dados.
Quem é convocado para realizar a prova de vida anualmente?
O INSS convoca mais de 4,3 milhões de beneficiários para realizar a prova de vida anualmente. Tal ação vem sendo executada através do aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 e/ou por meio de notificações bancárias.
Prova de vida pode ser realizada de formas variadas
A prova de vida pode ser realizada de diversas maneiras, desde presencialmente, como poucas vezes nas unidades do INSS, até online, por meio do aplicativo “Meu INSS” ou nos terminais de autoatendimento dos bancos através de biometria. Desde 2020, os segurados podem realizar a prova de vida por meio de biometria facial usando a câmera do celular.
O que acontece se a prova de vida não for realizada?
Caso a prova de vida não seja realizada, o segurado incorre no risco de ter seu benefício bloqueado. Contudo, durante o período estabelecido, o segurado pode realizar a prova de vida pelo aplicativo ou website “Meu INSS”, nos pontos de atendimento bancário ou até mesmo em uma agência do INSS.