A bactéria legionella foi identificada como a causa de um surto de pneumonia bilateral(ou seja, nos dois pulmões) na Argentina, que já provocou quatro mortes até este sábado (3) em uma clínica de San Miguel de Tucumã, no noroeste do país, informou a ministra da Saúde, Carla Vizzotti.
Até a última atualização desta reportagem, o total de pacientes infectados havia chegado a 11. Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar.
Encontrada em ambientes de água doce, como lagos e riachos, essa bactéria pode se propagar através das tubulações de água e nos dutos de ar-condicionado. Ela provoca a doença do legionário, um tipo de pneumonia rara e muito grave, que causa febre e infecção pulmonar aguda.
Os casos estão ligados à clínica particular Luz Médica, em Tucumán, e afetaram sobretudo profissionais de saúde, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que passou a monitorar o surto e a auxiliar autoridades locais.