A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o aval, nesta sexta-feira (9), para a operação de aquisição das empresas do Grupo CRM pela Nestlé Brasil. O anúncio da aquisição foi feito em 18 de novembro de 2023.
A Nestlé, que já atua em 15 segmentos de mercado no Brasil, incorporará as empresas do Grupo CRM, composto pela CRM Indústria e Comércio de Alimento, responsável pelas atividades industriais, e pela Nibs Participações, detentora das marcas renomadas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffe.
De acordo com a Superintendência do Cade, não há preocupações concorrenciais significativas, pois “não há elementos suficientes para afastar a possibilidade de exercício de poder de mercado pela Nestlé após a operação nos cinco mercados relevantes”. A Nestlé se comprometeu, como parte do acordo, a não adquirir ativos que representem mais de 5% do mercado nacional de chocolates pelos próximos cinco anos.
O fechamento do negócio está condicionado ao cumprimento das condições acordadas pela Nestlé. Se não houver recursos de terceiros ou decisão do Tribunal do Cade de analisar o processo, a operação será aprovada em definitivo em 15 dias.
A aquisição da Kopenhagen pela Nestlé foi anunciada em setembro, marcando a saída do fundo de private equity internacional Advent do varejo no Brasil. O negócio reflete o bom momento da Kopenhagen, adquirida pelo Advent em 2020, em contraste com a saída do Carrefour do mercado de varejo, motivada pelas dificuldades enfrentadas pelo setor.
Com informações da Forbes Brasil.