Apesar de ser uma atividade cotidiana, urinar parece ser algo que a maioria dos homens realiza de maneira inadequada, de acordo com o renomado urologista Gerald Collins. O cirurgião de urologia do Hospital Alexandra de Cheshire, na Inglaterra, sugere que os homens devem considerar adotar a posição sentada ao urinar, uma recomendação que nem todos estão dispostos a seguir.
Uma pesquisa conduzida pelo instituto YouGov, com mais de 7 mil homens em 13 países, revelou que a maioria dos homens ao redor do mundo opta por urinar em pé. No Reino Unido, por exemplo, 33% afirmaram que nunca considerariam a possibilidade de urinar sentados, enquanto apenas 9% adotam essa posição sempre.
A pesquisa destaca diferenças culturais notáveis. Homens em países como México e Polônia mostraram relutância em adotar a prática de urinar sentados. Na Alemanha, cerca de 40% dos homens optam por essa posição, enquanto nos Estados Unidos, apenas 10% o fazem. A mudança cultural na Alemanha, incentivada por questões de higiene, levou a placas em banheiros públicos pedindo aos homens que evitem urinar de pé.
O urologista Gerald Collins enfatiza que urinar sentado pode ser benéfico, especialmente à medida que os homens envelhecem. Ele destaca a hiperplasia prostática benigna (HPB), um distúrbio que afeta a maioria dos homens com o tempo, causando aumento da próstata e compressão da uretra. Urinar sentado pode facilitar o esvaziamento mais rápido e completo da bexiga, especialmente para aqueles com HPB.
“Sentar é provavelmente a forma mais eficaz para isso”, afirma Collins, destacando que essa posição relaxa completamente os músculos da pélvis e da coluna, tornando o processo de urinar mais fácil. Essa prática pode ser particularmente benéfica para homens mais velhos, ajudando a evitar complicações relacionadas à HPB, como pedras na bexiga e infecções urinárias.
Com informações da Folha de S. Paulo.