O americano Cory Patterson, 29 anos, foi acusado de furto e de fazer ameaças terroristas após afirmar que colidiria intencionalmente um avião contra um supermercado da rede Walmart de Tupelo, no Mississippi, nesse sábado (3/9). Ainda não ficou claro o que motivou o rapaz, que já foi apreendido.
De acordo com as autoridades do Departamento de Polícia de Tupelo (TDP), Patterson trabalhava há 10 anos abastecendo aeronaves no aeroporto de Tupelo. A Administração Federal de Aviação informou que o homem tinha um certificado de estudante de piloto, emitido em 2013, mas não uma licença para voar.
Por volta das 5h (horário local) do sábado, as autoridades locais receberam relatos de moradores que disseram ver o avião sobrevoando a cidade em círculos. Às 9h30, ele estava ao norte de Tupelo, na área de Union County.
O piloto ligou para uma linha de emergência da cidade e ameaçou colidir intencionalmente com o Walmart. Um esquema de segurança foi montado rapidamente para evacuar o supermercado e um posto de gasolina próximo ao local.
O chefe da polícia de Tupelo informou que negociadores do TDP conseguiram convencer Patterson a pousar o avião no aeroporto da cidade após mais de cinco horas de voo. Ele estava perto de ficar sem combustível. Por não ter experiência de pouso, o rapaz acabou aterrissando na zona rural de Ashland.
Imagens do do site de rastreamento de voos FlightAware mostraram a rota do avião, indicando que o piloto cruza o céu em círculos ao redor de Tupelo.
Créditos: Metrópoles.