De acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), as hospedagens da região central de Brasília contam com 70% da ocupação para o feriado do Dia da Independência. A expectativa é de que, a partir desta segunda-feira (5/9), a ocupação dos quartos de hotéis aumente em decorrência do desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.
O presidente da Abih-DF, Henrique Severien, afirmou que nos hotéis fora da região central da capital, a estimativa de ocupação dos quartos é um pouco menor, em torno de 50%. Contudo, a expectativa da associação é de que os índice de ocupação nas redes hoteleiras do Distrito Federal aumente nos próximos dias.
Ponto facultativo
O Governo do Distrito Federal (GDF) determinou ponto facultativo nesta terça-feira (6/9), véspera do desfile de 7 de Setembro. O Decreto nº 43.735/2022, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), está publicado no Diário Oficial do DF de sexta-feira (2/9). A medida atinge a administração pública direta e indireta do Distrito Federal.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) também estendeu o ponto facultativo de 6 de setembro para os servidores da pasta. Na data, apenas as urgências e emergências irão funcionar normalmente.
Também haverá suspensão do expediente para as unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada nos Ministérios. De acordo com o texto, não haverá expediente em razão de medidas de segurança para a área.
Créditos: Metrópoles.