• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 11 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Segundo PF, aliados de Bolsonaro monitoravam Moraes; veja troca de mensagens

Por Terra Brasil Notícias
08/fev/2024
Em Geral, Justiça, Policial
Carlos Moura/SCO/STF

Carlos Moura/SCO/STF

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

De acordo com as apurações da Polícia Federal, foi identificado um grupo de inteligência paralela composto pelo general Augusto Heleno, Mauro Cid e Marcelo Costa Câmara. Este grupo teria supostamente realizado o monitoramento do trajeto, movimentação e paradeiro do ministro Alexandre de Moraes, com a alegada intenção de efetuar sua captura e detenção após a assinatura de um decreto de golpe de Estado.

“A autoridade policial aponta que Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Marcelo Costa Câmara e Mauro César Barbosa Cid integraram o núcleo de inteligência paralela, responsável pela coleta de dados e informações que pudessem auxiliar a tomada de decisões do ex-Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na consumação do golpe de Estado. Os membros teriam monitorado o itinerário, o deslocamento e a localização do Ministro do Supremo Tribunal Federal e então chefe do Poder Judiciário Eleitoral, Alexandre de Moraes, e de possíveis outras autoridades da República, com o objetivo de captura e detenção, nas primeiras horas que se seguissem à assinatura do decreto de golpe de Estado”, afirma a decisão.

Conforme informações da Polícia Federal, identificou-se a existência de um grupo de inteligência composto por colaboradores próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, “que teria monitorado a agenda, o deslocamento aéreo e a localização” do ministro do STF Alexandre de Moraes, “com o escopo de garantir a captura e a detenção do então chefe do Poder Judiciário Eleitoral nas primeiras horas do início daquele plano”.

Leia Também

Toyota lança picape com valor que chama atenção no mercado

Previsão indica chuva no Dia das Mães em parte do Brasil

O motivo real que faz a fibra óptica ser a escolha Nº1

De acordo com a determinação, Mauro Cid e Câmara utilizavam o pseudônimo “professora” para se referir ao ministro Alexandre de Moraes. As viagens realizadas por Moraes entre Brasília e São Paulo durante o período coincidem com os relatos fornecidos pelos ex-assessores de Bolsonaro, alinhando-se também com as reuniões conduzidas no Palácio da Alvorada sobre a elaboração de um documento com teor golpista.

Veja troca de emnsagem entre Cid e Marcelo Câmara — Foto: Reprodução

“Considerando que a minuta do decreto que declarava o Golpe de Estado previa a prisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES, o acompanhamento e monitoramento da autoridade – inclusive durante o Natal (24/12/2022) – demonstra que o grupo criminoso tinha intenções reais de consumar a subversão do regime democrático, procedendo a eventual captura e detenção do Chefe do Poder Judiciário Eleitoral”, afirma a decisão.

Com informações de O Globo/DIMITRIUS DANTAS E PATRIK CAMPOREZ

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Descubra os 3 simples hábitos recomendados por médico para ganhar anos de vida

PRÓXIMO

Vai viajar? Saiba os motivos para a regra de ativar o modo avião durante os voos

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se