Nesta segunda-feira (5 de fevereiro de 2024), a bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados formalizou, por meio de um ofício, sua saída do bloco de apoio liderado por Arthur Lira (PP-AL) na Casa Legislativa.
O ofício, assinado por 10 dos 14 deputados do PSB, incluindo Gervásio Maia, líder do partido na Câmara, foi encaminhado à secretaria-geral da Mesa da Casa. Os demais signatários são Bandeira de Melo (PSB-RJ), Duarte Junior (PSB-MA), Eriberto Medeiros (PSB-PE), Jonas Donizette (PSB-SP), Lídice da Mata (PSB-BA), Lucas Ramos (PSB-PE), Paulo Foletto (PSB-ES), Pedro Campos (PSB-PE) e Tabata Amaral (PSB-SP).
Eis o registro do ofício encaminhado à secretaria-geral da Mesa da Casa Legislativa:
A bancada do PSB, que foi uma adesão ao bloco liderado por Lira em abril de 2023, compreendia PP, União Brasil, PSDB-Cidadania, PDT, Solidariedade, Patriota e Avante, totalizando 176 deputados federais antes da saída do PSB. Agora, o bloco passa a ter 162 integrantes, mantendo-se como a maior da Câmara dos Deputados.
A decisão de deixar a base de apoio de Lira ocorre em meio a movimentos dos congressistas para se aproximar dos candidatos que poderão sucedê-lo na presidência. Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara, e Elmar Nascimento (União Brasil-BA) são os nomes mais cogitados para receber o apoio de Lira. O partido de Pereira é parte da segunda maior bancada da Casa, composta por MDB, PSD, Republicanos e Podemos.
Com informações de Poder 360