Se o novo plano for aprovado, os beneficiários do INSS do Distrito Federal poderão confirmar automaticamente a prova de vida ao passar por catracas de ônibus de transporte público. A prova de vida é um procedimento padrão para aposentados, pensionistas e outras pessoas atendidas pelo INSS para evitar irregularidades na concessão de benefícios.
Como deve ficar a Prova de vida no Distrito Federal?
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse: “Nós invertemos o ônus da prova de vida. Nós vamos adotar a prova de vida ativa, onde o segurado não vai precisar ir a rede bancária e outros lugares. Isso passa por tecnologia e compartilhamento de dados ”.
O INSS também planeja automatizar a verificação de vida, fazendo uma análise dos dados armazenados nos bancos oficiais do governo federal. Exemplos desses dados incluem acesso ao aplicativo “Meu INSS”, uso de aplicativos governamentais que requerem reconhecimento biométrico, emissão ou renovação de documentos oficiais que requerem presença física ou reconhecimento biométrico, entre outros.
É possível fazer a prova de vida nas agências?
Apesar das mudanças previstas, o INSS informou que os segurados ainda poderão realizar a prova de vida tradicional através de bancos e agências do INSS, bem como através da função de biometria facial ou pelo portal “Meu INSS”. De acordo com a autarquia, quem não realiza a prova de vida pode ter seu benefício cancelado, portanto, é importante que os beneficiários continuem com o procedimento até que as novas regras sejam formalmente adotadas.