foto: reprodução
Mariana Michelini, influenciadora de Matão, São Paulo, perdeu o lábio superior após uma harmonização facial com PMMA. O procedimento, inicialmente satisfatório, resultou em inchaço e dor intensa seis meses depois. Apesar do uso permitido pela Anvisa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda ácido hialurônico em procedimentos estéticos.
Em depoimento enviado à Folha de S.Paulo, ela contou que o procedimento foi feito por permuta, e que até os primeiros sinais negativos surgirem, estava satisfeita com o resultado e teria indicado o nome da profissional para muitos seguidores.
Mas, seis meses após o procedimento, Mariana enfrentou inchaço, vermelhidão e dor intensa. A biópsia revelou o uso do PMMA, exigindo um processo de tratamento complexo. A remoção do PMMA é desafiadora, e os médicos preferem preenchimentos reabsorvíveis como o ácido hialurônico.
Desde 2021, Mariana passou por diversos tratamentos, incluindo cirurgias para extrair partes a substância utilizada na ocasião. Em dezembro de 2023, realizou a primeira cirurgia de reconstrução, com planos para intervenções subsequentes.
Apesar de ser permitido o uso de PMMA pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda o ácido hialurônico para a realização de procedimentos estéticos como harmonização facial.