A partir de hoje (5), o bloqueio total de acesso a redes sociais e aplicativos de vídeos está em vigor nas redes wi-fi e com fio das escolas estaduais de São Paulo. Essa restrição abrange plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e Netflix (confira a lista abaixo).
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, a restrição desses serviços já estava em vigor para os alunos desde o ano passado. A novidade agora é que essa medida também se estende à parte administrativa das escolas.
Veja as plataformas bloqueadas:
Redes sociais:
- TikTok
- Kwai
- X (Twitter)
Vídeos:
- Globoplay
- Netflix
- Amazon Prime Video
- HBO Max
- Disney+
Apps ligados a games
- Roblox
- Steam
Procurada pela CNN, a secretaria diz que o objetivo da medida é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Bloqueio para os alunos
Em março do ano passado, o governo do estado de São Paulo tomou a decisão de restringir o acesso dos alunos da rede estadual a redes sociais e aplicativos de streaming. A medida foi implementada por meio de restrições no uso de Wi-Fi e redes cabeadas, afetando aproximadamente 5.500 escolas.
Na época, a Secretaria de Educação afirmou que a finalidade do bloqueio era criar um ambiente mais propício ao aprendizado, visando evitar o uso inadequado e excessivo de redes sociais pelos estudantes. É importante ressaltar que desde 2017, o uso de telefones celulares é permitido nas escolas estaduais de São Paulo.
Com informações de CNN Brasil