Na última sexta-feira (2), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que não irá suspender os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que ainda não realizaram a prova de vida presencial.
Segurados receberão visita para comprovação de vida
Segundo o INSS, aqueles que não foram identificados no processo de cruzamento de informações receberão a visita de um servidor do instituto para a realização da comprovação de vida. “O próprio INSS fará busca ativa, o segurado não precisa se deslocar ao banco onde recebe o pagamento ou a uma agência da Previdência”, destacou a entidade. Isso ressalta a importância de manter os dados atualizados no sistema do INSS.
Demandas intensas no atendimento geradas por comunicado
A procura intensa por atendimento nas agências do INSS é atribuída a um comunicado enviado pelo aplicativo Meu INSS e também pela rede bancária. A mensagem foi destinada a cerca de 2,9 milhões de segurados, nascidos em janeiro e fevereiro, que não tiveram suas informações validadas durante o processo de cruzamento de dados.
Convocação totaliza mais de 4,3 milhões de beneficiários
No total, o INSS convoca mais de 4,3 milhões de beneficiários para realizar a prova de vida anual. Esse contato é feito através do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 e/ou por notificações enviadas pelos bancos.
Prova de vida pode ser feita de formas variadas
A comprovação de vida pode ser realizada de várias maneiras, incluindo a realização presencial, em raras ocasiões, nas unidades do INSS. Outras opções incluem agendamentos pelo aplicativo Meu INSS, realização nos terminais de autoatendimento dos bancos através de biometria e, desde 2020, via biometria facial utilizando a câmera do celular através do aplicativo Meu INSS.
Não realizar a prova de vida pode levar ao bloqueio do benefício
Vale ressaltar que, caso a prova de vida não seja realizada, o beneficiário corre o risco de ter seu benefício bloqueado. No entanto, durante o período determinado, o segurado pode realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site Meu INSS, nos pontos de atendimento bancário ou em uma agência do INSS.
Servidores públicos também precisam realizar a prova de vida
O procedimento de prova de vida também é aplicado para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União. O processo é realizado unicamente por meio dos aplicativos sougov.br e gov.br, ou no banco onde o beneficiário recebe o pagamento. Assim como no INSS, o procedimento é agendado para ocorrer no mês de aniversário do servidor ou beneficiário.