Suzane von Richthofen, de 40 anos, condenada pelo brutal assassinato de seus pais e conhecida pelo sobrenome, adotou um novo nome para se distanciar do crime. Agora oficialmente chamada Suzane Louise Magnani Muniz, a mudança nos documentos foi registrada em 13 de dezembro. A informação foi divulgada por Ulisses Campbell, jornalista e autor do livro biográfico de Suzane, em sua coluna True Crime no jornal O Globo.
Esse processo ocorreu no mesmo dia em que Suzane e o médico Felipe Zecchini Muniz, de 39 anos, formalizaram uma união estável em um cartório em Angatuba, no interior paulista. Esse casamento aconteceu 10 meses após Suzane deixar a Penitenciária de Tremembé em regime aberto e oito meses após ela conhecer o médico através das redes sociais, mais especificamente no Instagram.
Suzane, condenada a 39 anos de prisão, foi a mandante do assassinato de seus pais, Manfred e Marísia, ocorrido em 2002. Na época, ela namorava Daniel Cravinhos, de 43 anos, também condenado pelo duplo homicídio, assim como o irmão dele, Cristian Cravinhos.
Para se afastar do estigma do sobrenome Richthofen
Para se livrar do sobrenome sem cortar totalmente os vínculos familiares, Suzane adotou o sobrenome árabe da avó materna, Lourdes Magnani Silva Abdalla, que morreu em 2012, aos 92 anos. A mãe de Suzane, Marísia, não carregava o “Magnani” no sobrenome.
O sobrenome Muniz foi adotado por Suzane de seu companheiro, que, por sua vez, herdou-o de seu falecido pai, o médico José Alonso Muniz, que veio a óbito em 2022.
Segundo Campbell, Suzane e Felipe optaram por oficializar a união estável com o objetivo específico de modificar o sobrenome, buscando assim dissociar a família do estigma do crime que Suzane cometeu em 2002.
O nascimento de Suzane ocorreu na noite de 26 de janeiro de 2024, entretanto, o registro do bebê foi feito três dias após. A criança foi nomeada com o sobrenome do pai e incorporou o novo sobrenome da mãe.
No entanto, no campo da certidão destinado aos avós maternos do menino, consta o “von Richthofen” ao lado dos nomes de Manfred e Marísia.
Segundo informações do repórter, Suzane modificou seu sobrenome na tentativa de ser integrada à família de Felipe. Os Zecchini Muniz possuem uma notoriedade considerável em Bragança Paulista. É frequente receber queixas de vizinhos e amigos da mãe de Felipe quando observam a esposa do médico transitando no interior do condomínio em que residem.
Com informações de Metrópoles