Foram prorrogadas as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) 2024. Com a extensão do prazo, agora os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira para se inscreverem.
O programa, gerido pelo Ministério da Educação, oferece bolsas em instituições de ensino superior privadas. Para esta edição, são mais de 400 mil bolsas disponíveis, divididas entre bolsas integrais e parciais.
Como se inscrever no Prouni 2024?
Para realizar a inscrição, os candidatos devem possuir cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no portal gov.br. Lembrando que as inscrições são gratuitas.
Os resultados da primeira chamada estão previstos para o dia 6 de fevereiro e a segunda chamada para o dia 27 do mesmo mês.
Requisitos para participação no Prouni 2024
É necessário que os candidatos tenham realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), obtido uma média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do exame e não zerado a redação.
Adicionalmente, os candidatos não devem ter participado do Enem na condição de treineiros.
Motivo da prorrogação
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que a prorrogação do prazo de inscrições ocorreu devido a atrasos na divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2024. A primeira lista de aprovados nas universidades federais, inicialmente programada para terça-feira, sofreu atrasos por problemas técnicos no sistema.
Apesar de serem processos seletivos distintos, as inscrições no Sisu e Prouni estão interligadas. Ou seja, um mesmo candidato pode estar inscrito para ambos os processos.
Porém, caso seja selecionado nos dois, o candidato deverá fazer uma escolha, mantendo apenas uma das oportunidades.